quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Sem adjetivos

Estava lendo um conto do Machado, onde uma personagem dizia: o adjetivo é a alma do idioma, a sua porção idealista e metafísica. O substantivo é a realidade nua e crua, é o naturalismo do vocabulário.
Já há algum tempo tinha obsevado que não era boa pra descrever as coisas, para adjetivá-las. É como se não encontrasse a palavra certa para o que procuro definir. E olha que por vezes eu enrolo, enrolo, penso mais um pouco e nada.... É como se fosse uma atividade muito difícil de conciliar o trabalho cerebral e o que minha boca precisa dizer.
Mas eu não sou do tipo que desiste facilmente. Hoje, por exemplo, estava lendo no busão uma crônica do Veríssimo e me deparei com a palavra "idílicas". Fiquei pensando e pra variar não consegui encontrar uma definição. No trabalho peguei o dicionário e vi seu significado. Ah, então fiquei toda feliz!!! Vc quer saber? E eu tive todo esse trabalho à toa?? Give me patience....

Talvez eu tenha atitudes pueris num mundo psicodelicamnete surreal que parece não se preocupar com a amoralidade existente. Mas eu sigo meu caminho numa inópia que persite em me perseguir.

Nenhum comentário: